Se você está começando como Gestor de TI, ou pensa em se tornar um, receba dicas para ter sucesso nessa posição (é grátis)!

TI sem Grana – Pentaho (Business Intelligence)

TI sem Grana - Pentaho

Soluções BI (Business Intelligence) completas nunca serão soluções baratas… será?

Neste post da série TI sem Grana, falarei sobre o Pentaho, uma solução BI completa em sua versão open source.

 

Quadrante Mágico do Gartner

O Gartner Group é uma consultoria, reconhecida mundialmente pela isenção dos seus relatórios e pela qualidade de suas informações.

Periodicamente o Gartner divulga relatórios de análise das principais tecnologias do mercado, através de um gráfico conhecido como “Quadrante Mágico do Gartner (Magic Quadrant), além de prover informações adicionais sobre os pontos fortes e fracos da solução de cada fabricante na tecnologia analisada.

O foco da análise do Gartner é no mercado global, porém muitas vezes alguns fabricantes não possuem presença significativa no Brasil o que pode colocar você em uma roubada, caso precise de pós vendas.

O quadrante possui dois eixos:

No eixo X (horizontal) temos a abrangência da visão da empresa em relação a tecnologia.

No eixo Y (vertical) temos a capacidade de executar o que se propõem.

Esses dois eixos definem quatro quadrantes:

Challengers: Empresas com boa capacidade de execução mas que não agrega tanto em inovação;

Niche Players: Empresas de nichos de mercado. Não possuem grande expressão no mercado geral como um todo e comumente possuem produtos específicos;

Leaders: Líderes. Possuem boa inovação e entregam o que prometem;

Visionaries: Possuem extrema inovação, mas não possuem tanta capacidade para entregar o que prometem.

O Quadrante Mágico para as ferramentas de Business Intelligence em Fevereiro de 2016 se apresentava da seguinte forma:

Magic Quadrant

O relatório completo, você encontra no link: https://www.gartner.com/doc/reprints

 

Open Source

A versão open source ou CE (Community Edition) apresenta os mesmos recursos que a versão comercial, porém na versão comercial os produtos que compõem a suite, são disponibilizados de uma forma mais simplificada, prontos para o uso.

Já na versão CE você terá um pouco mais de trabalho para começar a trabalhar, porém os resultados serão os mesmos.

Com esse artigo inicio uma série de tutoriais de instalação e configuração do Pentaho, onde você terá desde a instalação do servidor até o desenho de um dashboard.

Ao final dessa série, você terá uma plataforma de BI (Business Intelligence) com os mesmos recursos de uma plataforma comercial, sem ter gasto absolutamente nada.

 

Pentaho BI Suite

A Pentaho BI Suite é composta de alguns softwares:

Integração de Dados / ETL [DI / Kettle]

Se você nem chegar a utilizar o resto da suite, só o DI / Kettle já vale a pena por si só.

Quantos de nós já não tivemos que fazer um programinha, para pegar um arquivo texto ou uma planilha e converter as informações para uma base de dados, fazendo ou não alguma transformação, ou vice e versa?

Com o Pentaho DI (Data Integration) também conhecido como PDI, você consegue fazer processos ETL (extrações, transformações e cargas), de forma simples e fácil, somente clicando e arrastando componentes,

pentaho DI / Kettel

É através do PDI, que você fará a conversão de seus dados em planilhas, arquivos texto e SGBDs para seu servidor BI.

Dashboards [CDE]

Qual o CEO que não quer em uma única tela, todas as informações de seu negócio disponíveis de uma forma rápida, atualizada, simples e além de tudo com uma apresentação perfeita?

Com o Pentaho CDE (Community Dashboard Editor) você desenha dashboards de forma simples, com um resultado final realmente profissional.

Pentaho Dashboard

Dê uma olhada nessas demonstrações: Advanced Dashboards Demos.

Análise Multidimensional [Mondrian]

Há muito tempo, em um treinamento sobre BI em que participei, o instrutor mencionou que o pior que pode acontecer em treinamentos de BI, é ao final de uma explicação dos muitos recursos de um produto, um aluno virar e dizer: muito legal, mas… exporta para o Excel?

Não é a toa que um dos líderes do Magic Quadrant é a Microsoft. Ela chegou lá graças a um pacote de add-ins chamado Power BI: Power Query, Power Pivot, Power View and Power Map, que hoje é um produto independente, mas começou como suplementos para o Excel. Leia esse artigo: Why Power BI is the future of Excel

Voltando a suite Pentaho, para os amantes de Excel e suas planilhas dinâmicas, porém com muito mais poder de análise, há o servidor OLAP Pentaho Mondrian.

De fato é parecido com uma planilha dinâmica, mas com muito mais recursos, afinal um servidor OLAP serve para a criação de cubos OLAP.

Um cubo é o sonho de gerentes e diretores. É a liberdade da área de TI. É poder visualizar seus dados de diversas formas, sem precisar pedir nada para a àrea de TI. É poder gerar visões, cruzar dados, gerar gráficos, é realmente algo maravilhoso. É o poder nas mãos do gestor… que entende o conceito e sabe utilizar a ferramenta.

Você pode utilizar qualquer visualizador de cubos OLAP para acessar os dados. Na versão community o Jpivot já vem instalado como visualizador padrão do Mondrian.

Pentaho - Jpivot

Porém não há como não recomendar o uso do fenomenal Saiku Community Edition para visualização de seus cubos.

Pentaho - Saiku

Relatórios [Reporting / JFreeReport]

Pentaho Reporting utiliza o JFreeReport para transformar dados em informação adaptada a cada necessidade, podendo ser gerada nos formatos PDF, Excel, HTML, Texto, Rich-Text, XML e CSV.

Pentaho - Reporting

Pentaho - Reporting

Mineração de Dados [Weka]

Softwares de mineração de dados (data mining) são softwares caros, porém com o Pentaho Data Mining – Weka você consegue executar todas as funções que os softwares mais caros do mercado executam.

 

Tutoriais em Breve!

Em breve postarei uma série de tutoriais, que mostrarão como instalar desde um servidor Pentaho, extrair e transformar dados, até a geração de cubos e sua visualização em relatórios e dashboards.

Até lá.

 

Gostou do post?

Gostaria muito de saber sua opinião sobre o conteúdo através de um comentário seu logo aqui abaixo.

Caso ele tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com um amigo ou amiga que precise de idéias como essas para ajudar em seu dia a dia.

Se quiser que avise sempre que houver uma atualização, deixe seu email abaixo.

Informe seu email e clique no botão ENVIAR!

Até o próximo post!

30 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *