Se você está começando como Gestor de TI, ou pensa em se tornar um, receba dicas para ter sucesso nessa posição (é grátis)!

Desconectar para Conectar

Desconectar para Conectar

O movimento Desconectar para Conectar surgiu com o objetivo de conscientizar as pessoas a deixarem um pouco de lado seus dispositivos móveis, para que elas possam voltar a se relacionar umas com as outras, de uma forma mais presente e orgânica.

Mas o que isso tem a ver com gestão?

O uso indiscriminado dos recursos tecnológicos de comunicação e das redes sociais, por parte de seus times e por você gestor, pode causar perda de produtividade e até mesmo problemas trabalhistas.

 

Pirâmide de Maslow e a Produtividade

Talvez um dos estudos mais divulgados sobre produtividade e motivação relacionados às necessidades humanas, seja a Pirâmide de Maslow.

De acordo com Maslow, as pessoas estão num processo de desenvolvimento contínuo, pois tendem a evoluir ao longo das necessidades, procurando satisfazer uma após a outra, de forma constante em busca de sua autorrealização.

Maslow identificou também, que algumas necessidades humanas se colocam acima de outras em certa escala de predominância. Segundo ele, uma necessidade ou grupo de necessidades podem ser predominantes em relação aos motivos de uma pessoa. Essa predominância dependerá principalmente de fatores como: personalidade, idade e meio social.

A Pirâmide de Maslow, também conhecida como A Hierarquia das Necessidades de Maslow é definida em cinco níveis hierárquicos:

Pirâmide de Maslow

Quando o ser humano não tem suas necessidades satisfeitas, isso afeta diretamente o seu comportamento de uma maneira negativa, o deixando desmotivado e improdutivo.

Note que Amor e Relacionamento vem logo em seguida às necessidades mais básicas do ser humano.

Será que estamos mesmo cultivando relacionamentos de qualidade em nossas vidas?

 

Você já viu algum desses vídeos?

Em 2010, a segunda maior empresa de telefonia celular da Tailândia DTAC (Total Access Communication Public Company Limited), criou uma campanha que mostrava o procedimento mais comum observado entre os usuários de dispositivos móveis, que se tornam tão absortos na interação com suas redes sociais, que perdem o contato com seus entes mais próximos.

Outras campanhas em diferentes países e culturas foram criadas na mesma linha

 

E Quando Acesso meu Time Fora do Trabalho?

Muitas vezes somos acessados em casa através do Whatsapp, ou nós mesmos gestores, acessamos nossos times fora do horário de trabalho, para resolver problemas que muitas vezes poderiam esperar até o dia seguinte.

Grande instrumento de gestão, não? Será?

Uma consulta rápida pelo site Jusbrasil com as palavras-chave “whatsapp” e “hora extra” em “jurisprudência“, 114 processos foram encontrados.

Consulta Jurisprudência

Os 114 processos não são todos de causas reivindicando horas extras, por acesso através do Whatsapp fora do horário de expediente, mas uma boa parte é.

Entrar em contato com seu time fora do expediente de trabalho, dependendo da frequência, o empregado poderá entrar com um pedido de hora extra.

Este benefício está previsto no artigo 6° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), alterado em dezembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff, que estabelece que não há distinção entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador ou o executado no domicílio.

A mensagem por si só poderá não comprovar jornada extraordinária, o que irá valer, é a obrigatoriedade do empregado em responder. Se você conseguir tirá-lo de casa, ai sim, há grandes chances de ganho de causa.

Em resumo, acessar seu time fora do horário de expediente pelo Whatsapp, além de afastá-los de suas famílias, você ainda pode estar contribuindo com futuras perdas financeiras para sua companhia.

Evitar este tipo de contato, ajuda a manter a motivação de seu time elevada e tenha certeza, tanto eles quanto suas famílias agradecem.

 

Fora da realidade?

Gerir pessoas, seguramente é a parte mais difícil do trabalho de um gestor.

Conseguir que todos os dias seu time venha ao trabalho, motivado por algo além do salário e deles extrair o seu melhor, nem sempre é uma tarefa possível.

Ver nos olhos de seus colaboradores, se está tudo bem em suas vidas, pode fazer toda a diferença nos resultados que eles entregarão.

Não podemos nos meter na vida de ninguém, mas abrir olhos, para fatos que podem fazer toda diferença na vida das pessoas, é nossa obrigação.

Bons relacionamentos garantem bem estar. Melhor se criarmos e mantivermos boas relações, sejam elas em casa, no trabalho ou com os amigos.

Como um profissional de TI, não sou louco de ignorar, o quanto nossa vida melhorou com todas as formas disponíveis de comunicação e de conexão com o mundo.

Entretanto as estatísticas relacionadas a problemas em relacionamentos do mundo real, criados pelo mundo virtual, continuam aumentando.

Enfim…

Você já deve ter ouvido a canção “Epitáfio” dos Titãs.

Como alguém pode ver o Sol nascer ou se pôr, com os olhos colados em um celular?

 

Gostou do post?

Gostaria muito de saber sua opinião sobre o conteúdo através de um comentário seu logo aqui abaixo.

Caso ele tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com um amigo ou amiga que precise de idéias como essas para ajudar em seu dia a dia.

Se quiser que avise sempre que houver uma atualização, deixe seu email abaixo.

Informe seu email e clique no botão ENVIAR!

Até o próximo post!

Tags:
2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *