Se você está começando como Gestor de TI, ou pensa em se tornar um, receba dicas para ter sucesso nessa posição (é grátis)!
Generic Category (Portuguese)728x90

Como Escalar Agilidade – Modelo Spotify

Spotify

Em 2008 comecei a utilizar Agilidade, Scrum e XP nos projetos de software em que estava de alguma forma envolvido.

Nessa época publicava intensamente posts sobre o assunto em um dos meus antigos blogs: “ADSystems – Agile Development Blog“.

Dois fatos foram muito importantes na minha formação de agilista:

Participar de um workshop Scrum com o Rodrigo Yoshima da Aspercom, meu guru em agilidade e mais recentemente na aplicação de Kanban em projetos de software.

Rodrigo Yoshima

O segundo fato foi ler o livro “Scrum e XP Direto das Trincheiras” escrito por Henrik Kniberg.

Scrum e XP Direto das Trincheiras

Continuei seguindo Henrik, acompanhando sua passagem pela Agile Alliance, Lego e Spotify. No Spotify ele participou da evolução do modelo Scrum, ao modelo que hoje é utilizado lá e copiado por diversas empresas pelo mundo.

O modelo Spotify e sua cultura de engenharia, pode ser entendido no vídeos criados por Henrik (em Inglês com legendas em Português):

Parte 1:

Parte 2:

Ele fala muito rápido, né?

No vídeo abaixo ele descreve o mesmo conteúdo, só que de uma forma mais lenta e clara (em Inglês).

Se ainda ficou alguma dúvida sobre as idéias principais da cultura Spotify, segue um vídeo do André Faria da Bluesoft, com o resumo.

É a única forma de escalar Agilidade?

Certamente o modelo Spotify não é o modelo mais utilizado e muito menos o único disponível, mas já começa a ser utilizado por muitas empresas, além de ser forma talvez, não tão distante do que já estamos fazendo em nossos projetos.

Anualmente a empresa de software para metodologias ágeis Version One, publica uma pesquisa sobre a evolução da agilidade pelo mundo, chamada “State of Agile.

Veja que apenas 1% dos pesquisados em 2017 utilizavam o modelo Spotify, porém no ano anterior esse modelo nem mesmo figurou na pesquisa.

State of Agile 12

Nesse gráfico pode-se notar que o SAFe (Scaled Agile) hoje é o modelo mais utilizado para escala da agilidade em corporações. Caso tenha tempo, sugiro que olhe também o LeSS (Large-Scale Scrum).

State of Agile 12

Gostou do post?

Gostaria muito de saber sua opinião sobre o conteúdo através de um comentário seu logo aqui abaixo.

Caso ele tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com um amigo ou amiga que precise de idéias como essas para ajudar em seu dia a dia.

Se quiser que avise sempre que houver uma atualização, deixe seu email abaixo.

Informe seu email e clique no botão ENVIAR!

Até o próximo post!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *